Política de Privacidade

1. SOBREA POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA SIMFRETE TECNOLOGIA

A Simfrete Tecnologia valoriza a privacidade de seus usuários e criou esta Política de Privacidade para demonstrar seu compromisso em proteger a sua privacidade e seus dados pessoais de forma clara e transparente, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) e demais normas sobre o tema. Por meio da nossa Política de Privacidade explicaremos como tratamos e protegemos os seus dados pessoais no desempenho das nossas atividades.

Ao utilizar nossos serviços, acessar ou interagir com nosso website e nossos produtos, você estará aceitando esta Política de Privacidade e consentindo como uso de seus Dados Pessoais para cada uma das finalidades aqui descritas. Caso não concorde com esta Política de Privacidade, por favor, não continue utilizando nossos serviços e website, bem como não acesse ou interaja com ele. Solicitamos ainda que explique os motivos de sua discordância com nossa Política para que possamos melhorar nossos produtos e serviços, enviando ume-mail para o nosso encarregado da proteção dos seus dados pessoais lgpd@simfrete.com.br.

2. QUEM SOMOS

A Simfrete Tecnologia é uma empresa inovadora, que tem por missão construir soluções que auxiliam nossos clientes a aumentar a eficiência e a eficácia de suas operações logísticas, fornecendo ferramentas valiosas para apoio a tomada de decisão da Indústria, Comércio, Distribuidora ou Varejo (E-commerce), tais como sistemas de gestão de frete, tracking, agendamento de coleta de docas, mensageria, inteligência de negócios e e-commerce. Através da observação e a atenção minuciosa aos processos de nossos clientes, buscamos inovar e aperfeiçoar continuamente nossos produtos e serviços, oferecendo soluções inteligentes que podem ser utilizadas com resultados imediatos a nossos clientes.

3. DEFINIÇÕES

Para que você compreenda melhor a Política de Privacidade da Simfrete Tecnologia, selecionamos alguns termos e expressões definidos na legislação de proteção de dados pessoais (LGPD):

 

3.1 LGPD: é a Lei nº 13.709/2018, chamada de Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

3.2 Dado Pessoal: são informações relacionadas à pessoa natural (pessoa física) identificada ou identificável. Podem incluir, por exemplo, nome, endereço, e-mail, telefone, número de cartão de débito/crédito, RG, CPF e endereço IP.

 

3.3 Dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou à organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural. 

3.4 Dado pessoal de criança e de adolescente: O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera criança a pessoa até 12 anos de idade incompletos e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade. Estes dados merecem especial cuidado no seu tratamento.


3.5 Titular de dados: é a pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento.

 
3.6 Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.  

3.7 Operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.  

3.8 Tratamento de dados pessoais: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.  

 

3.9 Anonimização: utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.

3.10 Consentimento: manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada.

3.11 Eliminação: exclusão de dado ou de conjunto de dados armazenados em banco de dados, independentemente do procedimento empregado.

3.12 Uso compartilhado de dados: comunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e entidades públicos no cumprimento de suas competências legais, ou entre esses e entes privados, reciprocamente, com autorização específica, para uma ou mais modalidades de tratamento permitidas por esses entes públicos, ou entre entes privados.

3.13 Cookies: são pequenos arquivos que têm a finalidade de identificar um computador e obter dados de acesso, como páginas navegadas ou links clicados, permitindo, desta forma, personalizar a navegação de acordo com o perfil do usuário.

3.14 ANPD: A Autoridade Nacional de Proteção de Dados é a responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento das questões que envolvem proteção e privacidade dedados pessoais em todo o território nacional.  

3.15 Encarregado de Dados ou Data Protection Officer (DPO): pessoa indicada pela Simfrete Tecnologia para atuar como canal de comunicação entre nós, os titulares de dados pessoais e a ANPD.

 

4. QUAIS DADOS PESSOAIS A SIMFRETE TECNOLOGIA TRATA?

 

Nossas soluções tecnológicas são voltadas para operações logísticas de empresas na área de indústria, comércio, distribuição e varejo, incluindo e-commerce.

 

Em relação às pessoas jurídicas que são nossas clientes e parceiras de negócios, para o desempenho de nossas atividades, muitas vezes necessitamos efetuar o tratamento de dados pessoais de identificação e contato de representantes legais e colaboradores, tais como nome, CPF, e-mail, telefone e cargo.

 

Nossos produtos são soluções corporativas tecnológicas. Assim, as empresas que contratam nossas soluções, necessitam firmar uma licença de uso no qual há, também, o comprometimento de conformidade às práticas de proteção de dados pessoais e segurança da informação.

 

Ao utilizar os serviços de nossos clientes corporativos licenciados, serão compartilhados conosco alguns dados pessoais suficientes e necessários para as operações logísticas, tais como nome completo, CPF, endereço, telefone, e-mail e geolocalização.

 

O tipo de informação pessoal que tratamos, depende de como você está interagindo com nossos produtos e serviços, podendo estar enquadrado em alguma das seguintes categorias:

 

4.1          Dados de identidade: nome, data de nascimento, RG e CPF.

4.2          Dados de Contato: endereço para entrega/faturamento/cobrança, endereço de e-mail e números de telefone.

4.3          Informações de conta: informações relacionadas à segurança, tais como nome de usuário e senha.

4.4          Informações fiscais e de carga: notas fiscais, faturas e Conhecimento de Transporte

4.5          Informações sobre dispositivos e navegadores: informações de rede e conexão(incluindo endereço IP) e identificadores de dispositivo e navegador (incluindo dispositivo, aplicativo ou tipo de navegador, versão, tipo e versão de plug-in, sistema operacional, agente de usuário, idioma e configurações de fuso horário, além de outras informações técnicas).  

4.6          Informações de uso: taxas de uso, ocorrências de erros técnicos, relatórios de diagnóstico, preferências de configurações, informações de backup, chamadas de API e outros logs, interações de conteúdo e histórico de jornada do usuário (incluindo fluxos de cliques e navegação na página, URLs, marcas de data e hora, conteúdo visualizado ou pesquisado, tempos de resposta da página, informações sobre interação da página (como rolagem, cliques e passar o mouse) e dados semelhantes.  

 

Na utilização de nossas soluções logísticas, os parceiros de indústria, comércio, transporte e varejo poderão tratar dados pessoais de colaboradores, motoristas, clientes e fornecedores, entre outros. Nesse caso, a tomada de decisão sobre a coleta, armazenamento, finalidade e uso destes dados, são de responsabilidade destas empresas, atuando a Simfrete Tecnologia na qualidade de provedora de soluções tecnológicas, ou seja, Operadora.

 

Em relação a estes dados, a Simfrete Tecnologia implementa as mais adequadas medidas de segurança da informação para mitigação de riscos de acessos não autorizados e situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão.

 

As empresas que contratam nossas soluções em tecnologia, muitas vezes consideradas como Controladora dos seus dados pessoais, são responsáveis pelo consentimento, qualidade e licitude dos dados inseridos nos sistemas e ferramentas disponibilizados pela Simfrete Tecnologia. Assim, cabe à Controladora garantir que o tratamento de seus dados pessoais decorrente da implementação de nossas soluções atenda às determinações da legislação de proteção de dados e na forma de suas próprias políticas de privacidade.

 

5. COMO A SIMFRETE TECNOLOGIA COLETA DADOS PESSOAIS?

 

Coletamos os dados pessoais diretamente de você ou em razão de compartilhamento por empresas de indústria, comércio, transporte e varejo que utilizam nossas soluções tecnológicas de logística.

 

Abaixo, explicamos algumas formas de coleta de dados:

 

5.1          Preenchimento de formulários constantes em nosso website;

5.2          Comunicação por telefone, e-mail, chat, pessoalmente ou por outros sistemas;

5.3          Preenchimento de questionário, solicitação de suporte ou pedido de informações;

5.4          Manifestação de interesse em trabalhar conosco;

5.5          Utilização de nossos sistemas para cotação de frete, logística, tracking, mensageria, entre outros;

5.6          Por compartilhamento de outras empresas, com seu prévio consentimento;

5.7          Por órgão governamentais, regulatórios ou registros públicos;

5.8          Sites de mídias sociais, sites públicos e online, bancos de dados abertos e dados em domínio público.

 

6. QUAL A FINALIDADE DO TRATAMENTO DOS DADOS?

 

O tratamento de dados será realizado sempre no interesse de seu titular para viabilizar a realização dos serviços derivados das soluções tecnológicas contratadas ou dos pedidos de informação e suporte.

 

Seus dados serão tratados, portanto, para cumprimento de obrigações contratuais, para cumprimento de obrigações fiscais, judiciais ou regulatórias, bem como para outras finalidades mediante o fornecimento do seu consentimento.

 

 

 

7. COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

 

O compartilhamento de dados entre a Simfrete Tecnologia e suas empresas parceiras de negócios ocorre somente quando necessário para prestação dos serviços ou quando você especificamente manifestar seu consentimento e sempre que necessário para o alcance das finalidades para os quais se destinam. A Simfrete Tecnologia assegura que seus dados não serão compartilhados ou divulgados de forma que caracterize venda de dados, na forma da legislação aplicável.

 

Poderemos, portanto, receber em compartilhamento ou compartilhar seus dados com terceiros nas seguintes hipóteses:

 

7.1          Utilização das nossas soluções tecnológicas devidamente licenciadas a outras empresas;

7.2          Funcionários da Simfrete Tecnologia e das empresas licenciadas para execução e suporte dos serviços contratados;

7.3          Autoridades governamentais, regulatórias e/ou judiciais;

7.4          Prestações de serviço e fornecedores de tecnologia, infraestrutura, segurança da informação, auditoria externa e escritórios de advocacia, conforme o caso.

 

A Simfrete Tecnologia se compromete a sempre buscar celebrar com prestadores de serviço, clientes e demais parceiros comerciais com os quais venha a compartilhar os seus dados pessoais, instrumentos contratuais que assegurem que estes terceiros adotarão medidas de conformidade, integridade, confidencialidade e segurança dos dados, sempre de acordo com a legislação aplicável e com os termos desta Política.

 

Embora a Simfrete Tecnologia busque celebrar acordos de proteção de dados e relacione-se com prestadores de serviço e terceiros confiáveis, não se responsabiliza pelas práticas de tratamento de dados em desconformidade com a legislação praticadas exclusivamente por estes, na forma da lei.

 

8.    POLÍTICADE COOKIES

 

Cookies são pequenos arquivos que têm a finalidade de identificar um computador e obter dados de acesso, como páginas navegadas ou links clicados, permitindo, desta forma, personalizar a navegação de acordo com o perfil do usuário.

 

A Simfrete Tecnologia coleta apenas Cookies estritamente necessários que permitem um funcionamento adequado do nosso site, não coletando ou armazenando informações sobre você ou em relação às suas preferências.

 

O bloqueio dos cookies estritamente necessários pode implicar na impossibilidade do correto funcionamnto de todas as funcionalidade e abas de nosso site.

 

Caso você envie dados por meio de um formulário em nosso Fale Conosco ou outra aba de nosso website, podem ser configurados Cookies para lembrar detalhes do usuário para correspondência futura.



9.    POR QUANTO TEMPO MEUS DADOS PESSOAIS FICAM ARMAZENADOS?

A Simfrete Tecnologia mantém seus dados armazenados apenas pelo tempo mínimo necessário para atingimento da sua finalidade, ou seja, seus dados permanecerão em nossos registros durante a vigência do contrato ou, após a extinção do contrato, poderão ser arquivados para cumprimento de obrigação legal, regulatória ou judicial pelo prazo prescricional aplicável.

 

 

10. SEGURANÇA DOS DADOS PESSOAIS

 

A segurança dos seus dados pessoais é prioridade para a Simfrete Tecnologia.

 

É importante que o titular dos dados tenha ciência de que nenhuma transmissão de informações pela internet, e-mail e outras redes e meios pode ser completamente segura.

 

Estamos constantemente adotando e revisando medidas de segurança da informação, de acordo com as melhores práticas, para prevenir vazamentos de dados, acessos não autorizados, modificações, destruição, perda e qualquer outra forma de tratamento inadequado ou ilícito, tais como criptografia, logs seguros, firewall, backups, entre outros.

 

Os colaboradores da Simfrete Tecnologia realizam treinamentos periódicos sobre segurança e privacidade de dados, estão sujeitos ao dever de confidencialidade e estão autorizados a somente utilizar os seus dados conforme as orientações da empresa, exclusivamente para atingimento de suas finalidades contratuais, legais, administrativas ou regulatórias.

 

Caso haja suspeita de que qualquer comprometimento de segurança dos seus dados, você será notificado quando formos legalmente obrigados a fazê-lo.

 

 

11. TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS

 

Seus dados podem ser armazenados fora do Brasil, em servidores dedicados ao armazenamento de dados, consistindo tal prática, de acordo com a lei, em “Transferência Internacional de Dados”.

 

A empresa garante que os dados serão protegidos e estarão em segurança no exterior, sendo transferidos somente para países, organismos internacionais ou para empresas que se comprometam a adotar grau de proteção semelhante ao previsto na legislação brasileira.

 

12. QUAIS SÃO DOS DIREITOS DO TITULAR DOS DADOS?

 

 

A LGPD estabelece uma série de direitos que podem ser exercidos pela pessoa física titular dos dados.

 

Todos os direitos abaixo podem ser exercidos, mediante solicitação na página do Fale Conosco em nosso website. Atenderemos sua solicitação,  por questões de segurança, após a confirmação de sua identidade e de forma pseudoanonimizada.

 

12.1 confirmação da existência de tratamento: por meio de Declaração de Tratamento de Dados, podemos confirmar se a Simfrete Tecnologia realiza ou não tratamento dos seus dados pessoais.

12.2 acesso aos dados: por meio da Declaração de Dados Pessoais você terá acesso à quais dados pessoais de sua titularidade a Simfrete Tecnologia realiza o tratamento, podendo a informação ser entregue de forma pseudoanonimizada.

12.3 correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados: caso você verifique alguma incorreção nos seus dados, você pode solicitar a correção ou atualização.

12.4anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a lei

12.5portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;

12.6 eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 da LGPD: seus dados poderão ser mantidos após o término do tratamento para cumprimento de obrigações previstas na lei.

12.7informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados.

12.8  informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa

12.9revogação do consentimento: ao exercer seu direito à revogação do consentimento ou ao direito de não fornecer consentimento, a Simfrete Tecnologia resguarda-se ao direito de deixar de prestar o serviço para os quais referidos dados de destino, eximindo-se de responsabilidade por inadimplemento fundado nesta causa.

 

13. ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

Reservamos o direito de modificar os termos desta Política de Privacidade a qualquer tempo.

 

14. FALE COM O DPO

 

Em caso de dúvidas ou manifestações sobre nossa Política de Privacidade,  bem como para o exercício de seus direitos previstos na LGPD, você pode entrar em contato com nosso DPO –Encarregado da Proteção de Dados Pessoais, Sr. Marcelo Filipetto, atrás do Fale Conosco ou do email lgpd@simfrete.com.br.

 

 

 

SIMFRETE TECNOLOGIA INFORMÁTICA LTDA.

 

Última versão: março/2022

 

                                                             

 

 

 

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